Fisioterapia na Ginecologia e Obstetrícia

Dores nas pernas e na coluna, inchaço, alterações hormonais, ganho de peso… Dificuldades que todas as grávidas enfrentam. Preocupadas com a própria saúde e com o bebê que está para chegar, as gestantes têm opções muito restritas que quase sempre se limitam à hidroginástica e às caminhadas. A fisioterapia obstétrica é a mais nova alternativa disponível às mamães que querem se preparar para a chegada de um bebê.

A fisioterapia para gestantes é feita através de um programa de exercícios específicos para as grávidas, acompanhado por profissionais especializados. Neste programa estão incluídas atividades de alongamento e relaxamento de vários segmentos musculares, exercícios respiratórios, orientação postural e fortalecimento muscular, basicamente dos membros superiores, que serão necessários para que a mamãe carregue o bebê depois de nascido, e do períneo para facilitar a realização do parto normal, caso esta seja a opção da gestante.

A prática desse trabalho é indicada a todas as grávidas (com exceção da gravidez de risco e em casos sérios de hipertensão). Não há necessidade de que a mulher chegue ao consultório já com dor. O ideal é que ela comece a desenvolver esse tipo de atividade desde o início da gestação. A fisioterapia não substitui os exercícios físicos, mas um programa de fisioterapia na obstetrícia tem exercícios direcionados para este momento da vida da mulher em que acontecem várias mudanças posturais, hormonais, emocionais. O atendimento é individual e as atividades são personalizadas.

No consultório, antes de as atividades serem iniciadas, é realizado uma avaliação em que são observados aspectos como o tempo de gestação e o aumento do peso, a data prevista para o parto, além da aferição de pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória.

Os sistemas digestivos, urinário e circulatório também são avaliados. Na avaliação eu procuro saber como é o dia-a-dia da gestante, se ela trabalha, como se comporta no trabalho, o que a está incomodando e realizada uma avaliação postural, complementando que a simetria da mama da gestante também é examinada e a sensibilização do bico do seio, recomendada. As indicações que elas recebem do médico são reforçadas no atendimento. O trabalho da área de saúde deve ser um trabalho multidisciplinar.

São orientações para a vida diária da gestante que buscam o bem-estar dela e do bebê durante a gravidez. É um momento que a futura mamãe tem para se cuidar e se prevenir do stress do dia-a-dia. O programa tem o objetivo de garantir uma vida diária mais saudável, fazendo com que a gestante aceite com naturalidade e saiba lidar com as alterações corporais sofridas durante a gravidez e, com isso, ter uma gestação bem tranqüila.

Qualquer dúvida mande o seu email para fisionews@fisionews.com.br que entraremos em contato.

VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)
VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 0 (from 0 votes)
Fisioterapia na Ginecologia e Obstetrícia, 10.0 out of 10 based on 2 ratings
Be Sociable, Share!

fisionews

3 Comments

Ana Maria

A fisioterapia aquática é recomendada para pessoas com asma???

VA:F [1.9.18_1163]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.18_1163]
Rating: 0 (from 0 votes)
Reply
fisionews

Ola Ana Maria

A fisioterapia aquática é indicada sim para pessoas com asma. A simples imersão já trabalha a musculatura da caixa torácica, já que essa musculatura tem que vencer a resistência da água que é de 6 à 15 vezes maior que a do ar. O calor da água ajuda no aumento e manutenção da amplitude da caixa torácica. Auxilia também na Reeducação Tóraco Abdominal (RTA) em casos de deformidades ósseas. Pacientes com bronquite e asma conseguem controlar as crises com exercícios aquáticos.

Obrigada
fisionews

VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 0 (from 0 votes)
Reply
Valeska Lira

Olá, gostaria de saber os materiais e aparelhos utilizados na fisioterapia ginecologica e obstetra com imagens.
Obrigada!!

VA:F [1.9.18_1163]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VA:F [1.9.18_1163]
Rating: 0 (from 0 votes)
Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.