Drenagem Linfática

A drenagem linfática é um método de massagem corporal especificamente desenvolvido para auxiliar no funcionamento de nosso sistema linfático. Foi inventado por um fisioterapeuta dinamarquês, Edil Vodder, na década de 30 do século XX. Após publicar suas descobertas em uma revista da época, o método começou a ser aplicado em outras regiões da Europa e, mais tarde, no mundo inteiro. Sua técnica mostrou-se de grande ajuda no tratamento de vários tipos de inchaços (edemas) internos e externos, causados por doenças, acidentes ou cirurgias.

Drenagem- É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. A drenagem linfática pode ser feita de forma manual ou mecânica

A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, a linfa se localiza na superfície da pele seu fluxo é lento, ele não suporta grandes pressões. Não há a necessidade de manobras que provoquem dor, desconforto ou hematomas. O surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos (isto não deve ocorrer). A idéia é que ela seja relaxante, causando bem-estar.

A drenagem linfática manual é recomendadapré e pós cirurgias plásticas (acelerando a recuperação pós-operatória), relaxamento de clientes tensos, celulite, pós Mastectomias, pós Histerectomias evitando fibrose e possíveis edemas.

Podemos indicar Drenagem Linfática Manual em todos os casos que apresentarem circulação de retorno comprometida, tecido edematizado(inchado), pele irritada e sistema nervoso abalado.

Para ter acesso aos benefícios proporcionados pela drenagem linfática é imprescindível que o profissional contratado tenha conhecimentos técnicos, anatômicos e patológicos adequados. Lembre-se que existem contra-indicações para a aplicação da drenagem linfática, como por exemplo, tromboses venosas profundas, inflamações de veias, erisipela, câncer em atividade, insuficiência cardíaca, hipertensão, hipertireoidismo e asma grave, entre outros. Por isso, é importantíssimo contratar um profissional respeitado e sério, de preferência a partir da indicação de seu médico.

A drenagem linfática é aplicada em sessões. O número de sessões vai depender das indicações de cada caso. As sessões podem variar de preço conforme a cidade, experiência do profissional envolvido e tipo de atendimento. Os preços podem ir de R$50 a R$100. Lembre-se sempre de consultar seu médico, mesmo que esteja procurando a drenagem linfática para tratar de problemas estéticos. Proteja seu corpo e seu bolso.

VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 0.0/10 (0 votes cast)
VN:F [1.9.18_1163]
Rating: 0 (from 0 votes)
Be Sociable, Share!